Algoritmos e linguagens de programação II

  • Ferramenta utilizada : NetBeans;
  • Programação Orientada a Objetos(Java);
  • Interface Gráfica (Java-Swing);
  • Banco de dados (MYSQL);

Conteúdo

  • Aspectos fundamentais do Java;
  • Estruturas condicionais e de repetição;
  • Operações Matemáticas e de string;
  • Utilização de arrays;
  • Criação de métodos em Java;
  • Orientação a objetos;
  • Interface gráfica com o Swing;
  • Banco de dados MySql.

Pincipais características do Java

  • Orientada a objetos
    • Java é uma linguagem com todas as caracteristicas da orientação a objetos;
    • Java é case-sensiteve;
    • Tudo em Java são classes ou instâncias de classes, com exceção de seus tipos primitivos de dados.
  • Sem Ponteiros
    • Java não possui ponteiros, isto é, Java não permite a manipulação direta de endereços de memória.
  • Coletor de lixo (Garbage Collector)
    • Possui um mecanismo automático de gerenciamento de memória.
  • Permite Multithreading
    • Recursos que permite o desenvolvimento de aplicações capazes de executar múltiplas rotinas concorrentemente.
  • Independente de plataforma
    • Programas Java são compilados para uma forma intermediária (bytecodes).
  • Tratamento de exceções
    • Permite o tratamento de situações excepcionais.

Máquina virtual

Em uma linguagem de programação como C e C++, temos a seguinte situação quando vamos compilar um programa:

O código fonte é compilado para código de máquina específico de um sistema operacional. Na maioria das vezes o própio código fonte é desenvolvido visando uma única plataforma.

Esse código executável (binário) resultante será executado pelo sistema operacional e, por esse motivo, ele deve saber conversar com o sistema operacional em questão.

Como temos um código executavel para cada sistema operacional. É nescessário compilar uma vez para Windows, outra para o Linux, e assim por diante, caso qocê queira que seu software seja utilizado em várias plataformas.

O grande problema é que na maioria das vezes parte do código deve ser alterado. Por exemplo: Se sua aplicação utiliza bibliotecas de interface gráfica do sistema operacional para desenhar tela. A biblioteca do Windows é bem diferente da do Linux.

O Java utiliza o conceito de máquina virtual, onde existe, entre o sistema operacional e a aplicação, uma camada responsável pela tradução do Bytecode em instruções ao sistema operacional.

Sua aplicação roda sem nenhum envolvimento com o sistema operacional. Ela sempre vai interagir com o Java Virtual Machine(JVM)

A máquina virtual não entende código Java, ela entende um código específico gerado por um compilador java conhecido como "bytecode".

Write once, run anywhere.

Instalação e configuração para a produção de programas utilizando Java

Plataforma Java

  • JSE(Java Plataform, Standard Edition): É a base da plataforma; Inclui o ambiente de execução e as bibliotecas comuns. É voltado para aplicações para PC e Servidores.
  • JEE(Java Plataform, Enterprise Edition): Voltada para o desenvolvimento de aplicações coorporativas para internet.
  • JME(Java Plataform, Micro Edition): Voltada para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e embarcados.

Componentes de uma plataforma Java

  • JRE(Java Rumtime Environment)
    • É composta de uma JVM e por um conjunto de bibliotecas que permite a execução de software em java;
    • Apenas permite a execução de programas, ou seja é necessário o programa Java compilado (.class).
  • JDK(Java Development Kit)
    • Compilador (javac) + JVM;
    • Visualizador de applets , bibliotecas de desenvolvimento (os packages java);
    • Programa para composição de documentação (javadoc);
    • Depurador básico de programas (jdb) e a versão runtime do ambiente de execução (JRE).

Instalando e configurando o Java.

  • Fazer o download do Java SE Development Kit (JDK) e instalá-lo;Link
  • Configurar as variáveis de ambiente no Windows;Link
  • Fazer o download de algum IDE para desenvolvedores Java. Link

Meu primeiro programa em Java

Consiste em editar um arquivo com código em Java e salvá-lo com a extensão .java;

O arquivo .java deve ter o mesmo nome da classe. No exemplo abaixo devemos salvar o arquivo com o nome java01.java.

 public class java01 {

    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Ola Mundo !");
        }
}
    

Compilar e executar no prompt de comando

  • javac java01.java: O comando javac compila o programa. O compilador Java traduz (.java => .class);
  • java java01
    • Carrega o programa na memória antes de ser executado. Carregador de classe, pega o arquivo(s) .class que contém os bytecodes.
    • O verificador assegura que os bytecodes são válidos e não violam as restrições de segurança de Java.
    • A JVM máquina virtual Java (Interpretador) interpreta (em tempo de execução) o programa, realizando assim a ação especificada pelo programa.

Exercícios propostos

  • Altere o programa para imprimir uma mensagem diferente.
  • Altere seu programa para imprimir duas linhas de texto, utilizando duas linhas de código System.out...
  • Sabendo que os caracteres \n representam uma quebra de linha, imprima duas linhas de texto usando uma única linha de código System.out

Passando parametros para o Java via prompt de comando

No exemplo abaixo, args é um vetor de String e pode receber valores pelo prompt de comando

 public class java02 {

    public static void main(String[] args) {
        Integer a,b,r;
        a =  Integer.parseInt(args[0]);
        b =  Integer.parseInt(args[1]);
        r = a + b;
        System.out.println("Resposta : "+r);
        }
}
    
  • javac java02.java
  • java java02 5 10
  • Será mostrado - Resposta : 15